Gestão de Processos – Entenda o que é!

qua, 18 de novembro de 2020 às 10:18

      Se você é empreendedor e quer, mais do que qualquer outra coisa, ver seu negócio decolar e se destacar entre os concorrentes, deveria conhecer, mesmo que superficialmente, o conceito e as vantagens da gestão de processos. Essa área se preocupa em mapear as atividades cotidianas de uma organização com o objetivo de otimizar os resultados. Assim, é possível monitorar e aperfeiçoar, de forma contínua, os processos organizacionais.

      Para tanto, é preciso levantar informações a respeito de todas as áreas da empresa e entender a fundo o que cada uma delas faz. Com esses dados em mãos, busca-se:

     Identificar falhas;

     Aprimorar processos; 

     0timizar a rotina de atividades, a fim de torná-la cada vez mais assertiva e eficiente.

      Tudo isso contribui para o aumento na produtividade e, consequentemente, melhorias no faturamento do negócio. Uma gestão de processos bem estruturada traz ganhos significativos para qualquer empresa, independentemente do porte. Entre as principais vantagens estão:

      Comunicação mais assertiva: a falta de comunicação entre os departamentos pode prejudicar – e muito – o bom funcionamento de uma empresa. Para que isso não aconteça, a gestão de processos busca integrar os setores, tornando a comunicação mais efetiva.

      Melhoria na produtividade:  um dos pontos principais na gestão de processos, como já mencionamos, é o aperfeiçoamento das rotinas diárias da organização. Quando os procedimentos são padronizados, interligados e devidamente planejados, as operações têm melhores resultados, o que pode minimizar erros e imprevistos. Dessa forma, aumenta-se a produtividade e evitam-se gastos desnecessários.

      Agilidade na tomada de decisão: por meio da gestão de processos, é possível obter informações relevantes para a tomada de decisão de forma simples e ágil. Isso contribui para melhorias contínuas e potencializa as oportunidades de negócios.

      Otimização de tempo: como a maioria dos processos operacionais são automatizados, os funcionários poderão focar esforços em suas atividades específicas e, melhor, pensar em estratégias para o crescimento e desenvolvimento do negócio. Além disso, a automação acelera todos os processos e diminuem as chances de possíveis erros.

      Redução de custos: a gestão de processos permite, também, que seja feito um controle muito mais rigoroso das atividades, beneficiando os custos e o fluxo de caixa. Assim, é possível reduzir desperdícios e extrair melhores resultados dos colaboradores. Sem contar que, com informações bem organizadas, os recursos podem ser melhor direcionados.

      Existem ainda outros benefícios trazidos pela gestão de processos. Se quiser saber mais sobre eles, entre em contato com a AM Centro Contábil, estamos prontos para lhe ajudar. 

Galeria de Fotos:


Entre em contato ou venha nos fazer uma visita.