Por que as empresas quebram? Como evitar que isso aconteça com você!

qua, 11 de novembro de 2020 às 11:47

      Muitos fatores contribuem para o fracasso no mundo dos negócios. Saber porque as empresas quebram é fundamental para evitar que isso possa ocorrer com você. Aliás, administrar uma empresa é para os fortes! O empreendedorismo é inerentemente arriscado. 

      Sabemos que existem diversas empresas em diversos setores que apresentam um bom desempenho e são muito lucrativas, mas 20% das pequenas empresas falham no primeiro ano, 50% vão a falência após cinco anos e apenas 33% chegam aos dez anos ou mais, de acordo com o Sebrae.

      Para proteger um negócio novo ou estabelecido, é necessário entender o que pode levar ao fracasso do negócio e como cada obstáculo pode ser gerenciado ou até mesmo evitado. Os motivos mais comuns costumam ser falta de capital ou financiamento, equipe administrativa inadequada e até mesmo infraestrutura e marketing mal sucedidos.

      Os principais erros são:

·                    Ficar sem dinheiro é o maior risco para uma pequena empresa. Os proprietários geralmente sabem quais fundos são necessários no dia a dia, mas não têm certeza de quanta receita está sendo gerada, e a desconexão pode ser desastrosa.

·                    A inexperiência na gestão de um negócio — ou a falta de vontade de delegar — pode impactar negativamente as pequenas empresas, assim como um plano de negócios mal visualizado, o que pode levar a problemas contínuos quando a empresa estiver operacional.

·                    Campanhas de marketing mal planejadas ou executadas, ou a falta de marketing e publicidade adequados, estão entre os outros problemas que arrastam as pequenas empresas para o fundo do poço.

 

      Sabendo que a principal razão para a falência é a falta de financiamento ou capital de giro, o proprietário precisa ter noção de quanto dinheiro é necessário para manter as operações em dia. Essa noção precisa incluir folha de pagamento, despesas fixas e variadas, aluguel, fornecedores...

      A desconexão do proprietário com esses gastos, assim como não saber quanto a empresa fatura isoladamente por produtos e gastos é um dos erros que precisa ser evitado. O segundo motivo para quebrar é a empresa errar o alvo em produtos e serviços de preço. Para vencer a concorrência em setores altamente saturados, as empresas podem precificar um produto ou serviço muito mais baixo do que ofertas semelhantes, com a intenção de atrair novos clientes.

      Para evitar que a empresa tenha esse tipo de problema, o ideal é que o empresário estabeleça um orçamento realista para as operações da empresa e estar disposto a fornecer algum capital de seus próprios cofres durante a fase de inicialização ou expansão. Uma solução é a terceirização da contabilidade da empresa. Desta forma, uma equipe experiente passa a fazer todo o controle das contas a pagar e a receber, antecipando necessários e permitindo que o empresário possa ter a noção exata da saúde financeira do negócio.

      Ter uma contabilidade terceirizada pode lhe ajudar em toda a parte financeira do seu negócio e evitar possíveis falências ou apertos. Uma boa gestão acompanhada de um planejamento financeiro são a melhor forma de evitar problemas. 

Galeria de Fotos:


Entre em contato ou venha nos fazer uma visita.