Muitos
fatores contribuem para o fracasso no mundo dos negócios. Saber porque as
empresas quebram é fundamental para evitar que isso possa ocorrer com você.
Aliás, administrar uma empresa é para os fortes! O empreendedorismo é
inerentemente arriscado.
Sabemos
que existem diversas empresas em diversos setores que apresentam um bom
desempenho e são muito lucrativas, mas 20% das pequenas empresas falham no
primeiro ano, 50% vão a falência após cinco anos e apenas 33% chegam aos dez
anos ou mais, de acordo com o Sebrae.
Para
proteger um negócio novo ou estabelecido, é necessário entender o que pode
levar ao fracasso do negócio e como cada obstáculo pode ser gerenciado ou até
mesmo evitado. Os motivos mais comuns costumam ser falta de capital ou
financiamento, equipe administrativa inadequada e até mesmo infraestrutura e
marketing mal sucedidos.
Os
principais erros são:
· Ficar sem dinheiro é o maior risco para uma pequena
empresa. Os proprietários geralmente sabem quais fundos são necessários no dia
a dia, mas não têm certeza de quanta receita está sendo gerada, e a desconexão
pode ser desastrosa.
·
A
inexperiência na gestão de um negócio — ou a falta de vontade de delegar — pode
impactar negativamente as pequenas empresas, assim como um plano de negócios
mal visualizado, o que pode levar a problemas contínuos quando a empresa
estiver operacional.
·
Campanhas de
marketing mal planejadas ou executadas, ou a falta de marketing e publicidade
adequados, estão entre os outros problemas que arrastam as pequenas empresas
para o fundo do poço.
Sabendo
que a principal razão para a falência é a falta de financiamento ou capital de
giro, o proprietário precisa ter noção de quanto dinheiro é necessário para
manter as operações em dia. Essa noção precisa incluir folha de pagamento,
despesas fixas e variadas, aluguel, fornecedores...
A
desconexão do proprietário com esses gastos, assim como não saber quanto a
empresa fatura isoladamente por produtos e gastos é um dos erros que precisa
ser evitado. O segundo motivo para quebrar é a empresa errar o alvo em produtos
e serviços de preço. Para vencer a concorrência em setores altamente saturados,
as empresas podem precificar um produto ou serviço muito mais baixo do que
ofertas semelhantes, com a intenção de atrair novos clientes.
Para evitar que a
empresa tenha esse tipo de problema, o ideal é que o empresário estabeleça um
orçamento realista para as operações da empresa e estar disposto a fornecer
algum capital de seus próprios cofres durante a fase de inicialização ou
expansão. Uma solução é a terceirização da contabilidade da
empresa. Desta forma, uma equipe experiente passa a fazer todo o controle das
contas a pagar e a receber, antecipando necessários e permitindo que o
empresário possa ter a noção exata da saúde financeira do negócio.
Ter uma contabilidade terceirizada
pode lhe ajudar em toda a parte financeira do seu negócio e evitar possíveis
falências ou apertos. Uma boa gestão acompanhada de um planejamento financeiro
são a melhor forma de evitar problemas.