O que é uma empresa LTDA e quais as principais vantagens?

qua, 04 de novembro de 2020 às 09:00

       Ao abrir uma empresa seja com sócio ou individual é necessário saber o que é uma empresa LTDA e ainda conhecer outros modelos para saber qual realmente se encaixa no perfil do seu negócio. Neste caso, o capital deve ficar protegido se houver falência, rompimento, ou até mesmo a dissolução total da empresa. Desde 2011, não há necessidade de incluir os sócios no contrato, e a empresa pode ser aberta por apenas um único empreendedor.

       Para a Sociedade Limitada funcionar, deve deixar específico no contrato as seguintes informações:

- Informações dos sócios;

- Denominação, sede, objetivo e tempo de vida da empresa;

- O valor do bem ou dos bens em moeda;

- Definição da quota dos sócios e como será utilizado;

- Prestação e contribuição dos sócios;

- Nome do responsável pela administração.

Para o contrato ser válido a empresa deve cumprir requisitos conforme o artigo 104 do CC:

- Agente capaz;

- Objetivo que seja possível de ser realizado;

- Forma prescrita.

       Após esse processo você já garante sua empresa como uma Sociedade Limitada. Essa modalidade tem boas vantagens que costuma atrair a atenção dos sócios da empresa.

       Embora ela seja formada por cotas individuais no capital social, para manter o bom funcionamento da organização é preciso ter atuação integrada de todas as partes. Em outras palavras, a tomada de decisões deve contemplar todos os sócios.

       Em uma empresa LTDA a remuneração dos integrantes é equivalente ao investimento, dessa forma a distribuição dos lucros torna-se mais simples e a responsabilidade dos sócios é limitada ao capital social declarado. Além disso, os sócios não podem utilizar bens da empresa para compromissos particulares, mesmo a sociedade tendo autonomia garantida.

       Ainda vale lembrar que os sócios podem ser desligados da sociedade quando houver necessidade, em casos de quebra de contrato ou quebra de regras pré impostas.

Ficou curioso sobre a modalidade de sua empresa? Como alterar contrato ou encontrar formas de melhoria? Sabe quem pode lhe ajudar com isso? O contador! Fale conosco.

 

Galeria de Fotos:


Entre em contato ou venha nos fazer uma visita.