Indefinição da Reforma Tributária e o Planejamento Fiscal

seg, 26 de outubro de 2020 às 15:58

       O final do ano chega e as empresas começam a se preparar para 2021 - um dos principais pontos que as empresas se atentam são os tributos, organizando seu planejamento tributário. Porém 2020 está sendo um ano atípico inclusive nesse aspecto, e com o debate da reforma tributária as decisões sobre o tema precisam ser bem pensadas.

       Estudos apontam que empresas pagam até 34% de tributos sobre o lucro, mas tanto nós contadores como os empresários temos noção que se considerarmos taxas, encargos trabalhistas e outras obrigatoriedades, esse valor é bem maior.

       Portando uma empresa que pretende sobreviver à crise precisa de um bom planejamento tributário. Buscando reduções de acordo com as frequentes alterações tributárias às quais as empresas adaptam-se no país.

       Como fazer um planejamento tributário? Fazendo uma análise e aplicação do conjunto de ações referentes aos negócios, atos jurídicos ou situações materiais que representam uma carga tributária menor, portanto um resultado econômico maior. Dessa forma diminui-se a carga tributária.

       Precisa-se ter um cuidado grande para que não se confunda elisão fiscal (planejamento tributário) com evasão ilícita (sonegação), no segundo caso o resultado de redução de carga vem de ato ilícito e é punível por lei.

       Outro cuidado importante é ter em mente que o planejamento tributário é meio preventivo, pois deve ser realizado antes da ocorrência do fato gerador do tributo. Por fim, contar com um bom contador ou empresa de contabilidade em sua empresa é fundamental para a realização de um planejamento ad4quado, principalmente por serem eles as pessoas que tem contato mais próximo com a realidade da empresa e com questões judiciais, podendo repassar informações com maior correção. 

Galeria de Fotos:


Entre em contato ou venha nos fazer uma visita.