Quais são os direitos das gestantes?

ter, 20 de outubro de 2020 às 10:45

      Temos muitos direitos trabalhistas para as gestantes, desde licença maternidade até garantia de estabilidade do vínculo salarial. Estes direitos são garantidos a todas as mulheres em um emprego formal, seja médica, enfermeira ou até mesmo caso esteja em período de experiência.

      A licença maternidade é uma modalidade dos direitos trabalhistas da gestante no pós parto. Mulheres gestantes têm garantido o seu direito de se afastar do emprego de forma remunerada por cento e vinte dias.

      Acordos sindicais ou diretamente com a chefia podem garantir extensão de mais dois meses para o benefício. E esse direito é valido também para pais adotivos, a partir do momento da guarda da criança e independente da idade.

      Mulheres autônomas que contribuem com a previdência podem utilizar esse benéfico, recebendo salário-maternidade pelo período de cento e vinte dias, contanto que tenha contribuído nos últimos dez meses.

      Após o período da licença maternidade a mulher tem garantido o direito à amamentação, mesmo em horário de trabalho. Jornadas de oito horas garantem dois períodos de trinta minutos diários para amamentação.

      Ainda temos a lei complementar que garante que a mulher não possa ser constrangida ao amamentar seu bebê. Exposição do seio e local de amamentação devem ser escolha dela, sem a possibilidade de ser reprimida por isso.

      Durante a gravidez toda gestante contratada tem direito a no mínimo seis dispensas para realizar exames e consultas, sempre com atestado médico. Acordos com o empregador podem garantir extensões da quantidade de procedimentos, caso ambas as partes concordem e de acordo com a necessidade da gestação.

      Com a reforma trabalhista, mulheres demitidas tem até trinta dias para informar a empresa sobre a gravidez. O benefício é garantido desde o momento em que a gestação começou até cento e vinte dias após o parto.

      Se você é empresário, e ainda tem dúvidas sobre como proceder com os direitos dos seus funcionários, entre em contato com a AM. 

Galeria de Fotos:


Entre em contato ou venha nos fazer uma visita.